Segundo a Polícia Civil, o homicídio aconteceu na casa da vítima, Marcos Catanio Porto, de 26 anos, na quarta-feira (30). A mulher foi presa em flagrante e confessou o crime. “Queria matar alguém. Não me arrependo. Fiquei olhando olho no olho até ele morrer”, revelou.
Uma das publicações de Vânia mais comentadas após o homicídio é o texto de um blog que tinha como título: “Eu não fui uma má namorada, você que me tornou”. Após ser presa e confessar que matou ex-namorado, usuários criticaram a postagem. “Imagina se fosse boa”, escreveu um jovem. “Louca, psicopata, parece que estava possuída pelo demônio”, acrescentou outro usuário.
Meses antes de matar o ex-namorado Marcos Catanio Porto, Vânia declarou que o amava em uma postagem no Facebook, onde se apresenta como Vanya Rocha. Na rede social, ela publicou uma foto no perfil em outubro de 2013. Em 2 de junho de 2015, Marcos comentou: “Ti amo muito”. No dia seguinte, a vendedora respondeu: “Te amo, mais ainda”. Após o crime, usuários também comentaram a publicação de Vânia. “Se isso é amor, eu não quero que ninguém me ame, nunca!”, disse uma mulher.
No velório, Mauricio Jacob, amigo de Marcos, contou que estava na residência, e relembrou o momento do crime. “Ele morreu nos meus braços. ‘Ela é louca’ foram as últimas palavras dele. Perdi um irmão”, lamentou.
Mauricio lembrou que após chegar na residência, Vania foi para o quarto com Marcos. Depois de algum tempo, Mauricio e o irmão da vítima, Alberto, ouviram gritos de socorro. “Arrombamos a janela, pois a porta estava fechada. Quando entramos, ele segurava o braço dela com a faca. Arranquei a faca da mão dela e joguei longe. Ela sumiu e o Tim foi caindo para trás, falando que ela era louca”, lembra Mauricio, emocionado.
Após o crime, Vania se escondeu no banheiro, onde ficou até a chegada da Polícia Militar. A mulher foi presa em flagrante por homicídio qualificado, pois usou de meios que dificultaram a defesa da vítima, segundo a Polícia Civil.
Crime foi planejado e vítimas escolhidas
Algemada na delegacia, Vania relatou ao G1 que planejou o crime. Segundo ela, três nomes de possíveis vítimas foram colocadas em uma lista: um amigo, um ‘ficante’ e o ex-namorado. Na noite de terça-feira (29), ela ligou para os dois primeiros, que não puderam vê-la, pois estavam com a família.
Na manhã de quarta-feira (30), Vania ligou para Marcos alegando que queria se despedir, pois iria embora para outro estado. Ela então colocou uma faca de cozinha dentro da bolsa e foi para a casa da vítima, que havia aceitado receber a visita. Na casa, o casal foi para o quarto e, durante as preliminares sexuais, esfaqueou o ex-namorado.
“Eu queria matar uma pessoa só, dos três. Eu tapei o olho dele. Aí peguei a faca e meti nele. Ele reagiu e veio para cima de mim e eu fui para cima dele também. Eu enforquei ele, e aí comecei a meter [facadas] em outras partes do corpo dele. Daí ele gritou socorro e a porta estava trancada. O irmão dele quebrou a janela. Quando o irmão dele entrou ele já estava quase morrendo. Fiquei olhando olho no olho até ele morrer”, narrou.
Amanheceu com vontade de matar alguém, e pronto
Na ocasião, o delegado Fabio Campos resumiu o depoimento de Vania. “Ela diz que sentiu vontade de matar alguém e poderia ser qualquer um dos três. Disse que não usa drogas, e que nunca fez tratamento psiquiátrico. Observamos que ela tem traços de sociopata”, explicou Campos.
Segundo a polícia, após passar por exame de corpo de delito, Vania foi levada para o presídio feminino de Vilhena, onde está à disposição da Justiça.
Fonte: G1
Estado em que o corpo de Marcos foi encontrado (Divulgação / Leitor)